Um curso imersivo para pessoas que ensinam matemática se aprofundarem na abordagem Mentalidades Matemáticas

Um curso imersivo para pessoas que ensinam matemática se aprofundarem na abordagem Mentalidades Matemáticas

Quando você ouve a palavra matemática, o que vem à sua mente?


Por aqui, acreditamos que é a ciência que busca padrões, uma das formas que nós, seres humanos, encontramos para nos relacionar com o mundo à nossa volta. A neurociência, hoje, comprova que todo mundo é capaz de aprender matemática em altos níveis! Ou seja, é fundamental uma abordagem que desmistifique a ideia de que a matemática é para gênios.


A abordagem Mentalidades Matemáticas trabalha a disciplina em um ambiente colaborativo, com estratégias visuais e trazendo a matemática para o cotidiano dos alunos. Aplicado no Brasil desde 2016 pelo Instituto Sidarta em parceria com o Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford (EUA), o Mentalidades Matemáticas foi adaptado para a realidade brasileira e tem colecionado casos de sucesso em diversos municípios.

Quando você ouve a palavra matemática, o que vem à sua mente?


Por aqui, acreditamos que é a ciência que busca padrões, uma das formas que nós, seres humanos, encontramos para nos relacionar com o mundo à nossa volta. A neurociência, hoje, comprova que todo mundo é capaz de aprender matemática em altos níveis! Ou seja, é fundamental uma abordagem que desmistifique a ideia de que a matemática é para gênios.


A abordagem Mentalidades Matemáticas trabalha a disciplina em um ambiente colaborativo, com estratégias visuais e trazendo a matemática para o cotidiano dos alunos. Aplicado no Brasil desde 2016 pelo Instituto Sidarta em parceria com o Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford (EUA), o Mentalidades Matemáticas foi adaptado para a realidade brasileira e tem colecionado casos de sucesso em diversos municípios.

Em 10 dias de ensino com a abordagem Mentalidades Matemáticas, estudantes da rede municipal de Cotia (SP) avançaram 1,3 ano no aprendizado da disciplina.*



*segundo pesquisa da Universidade de Stanford

Em 10 dias de ensino com a abordagem Mentalidades Matemáticas, estudantes da rede municipal de Cotia (SP) avançaram 1,3 ano no aprendizado da disciplina.*



*segundo pesquisa da Universidade de Stanford

A imersão tem carga horária total de 40 horas, em 5 encontros presenciais, para promover novas estratégias para uma aprendizagem cada vez mais significativa em sala de aula. 

Os conteúdos são divididos nos seguintes módulos:



A imersão tem carga horária total de 40 horas, em 5 encontros presenciais, para promover novas estratégias para uma aprendizagem cada vez mais significativa em sala de aula. 

Os conteúdos são divididos nos seguintes módulos:



Neste módulo, discutiremos a natureza da matemática e como essa ciência é internamente conectada. Aqui, cocriaremos estratégias para que as pessoas participantes ressignifiquem a matemática para si mesmas e para suas e seus estudantes, assim desenvolvendo uma prática docente na qual a natureza da matemática venha à tona, mostrando toda sua beleza.
Neste módulo, discutiremos a natureza da matemática e como essa ciência é internamente conectada. Aqui, cocriaremos estratégias para que as pessoas participantes ressignifiquem a matemática para si mesmas e para suas e seus estudantes, assim desenvolvendo uma prática docente na qual a natureza da matemática venha à tona, mostrando toda sua beleza.
Módulo para conhecer as atuais evidências da neurociência e sua relação com a aprendizagem matemática. Cocriamos estratégias para que as pessoas participantes do curso façam de suas aulas espaços nos quais se cultiva uma mentalidade de crescimento. 
Módulo para conhecer as atuais evidências da neurociência e sua relação com a aprendizagem matemática. Cocriamos estratégias para que as pessoas participantes do curso façam de suas aulas espaços nos quais se cultiva uma mentalidade de crescimento. 
Neste módulo, exploramos o potencial dos erros como recurso essencial para a aprendizagem matemática. A intenção é ressignificar a visão negativa bastante comum sobre os erros e cocriar estratégias para explorar o seu potencial e criar um espaço seguro de aprendizagem. 
Neste módulo, exploramos o potencial dos erros como recurso essencial para a aprendizagem matemática. A intenção é ressignificar a visão negativa bastante comum sobre os erros e cocriar estratégias para explorar o seu potencial e criar um espaço seguro de aprendizagem. 
Módulo que investiga as conexões entre os conteúdos matemáticos e explora técnicas para tornar o trabalho em grupo em espaços de ricas colaborações, impulsionando o protagonismo estudantil.
Módulo que investiga as conexões entre os conteúdos matemáticos e explora técnicas para tornar o trabalho em grupo em espaços de ricas colaborações, impulsionando o protagonismo estudantil.
Idealizado por Marina França, gerente de inovação educacional do Mentalidades Matemáticas, o curso conta com a participação do professor de Stanford, Jack Dieckmann, diretor de pesquisa do Youcubed.

Idealizado por Marina França, gerente de inovação educacional do Mentalidades Matemáticas, o curso conta com a participação do professor de Stanford, Jack Dieckmann, diretor de pesquisa do Youcubed.

MARINA FRANÇA


Especialista em Educação (PUC- SP), especialista em Economia Política (UFES) e Bacharel em Ciências Sociais (UFSCar)

MARINA FRANÇA


Especialista em Educação (PUC- SP), especialista em Economia Política (UFES) e Bacharel em Ciências Sociais (UFSCar)

JACK DIECKMANN



PhD em Educação Matemática pela Universidade de Stanford e professor adjunto do Programa de Formação de Professores de Stanford (STEP) há 18 anos.

JACK DIECKMANN



PhD em Educação Matemática pela Universidade de Stanford e professor adjunto do Programa de Formação de Professores de Stanford (STEP) há 18 anos.

Encontros presenciais
Vivência de práticas MM com interação entre os professores e a turma, além de tirar dúvidas
Encontros presenciais
Vivência de práticas MM com interação entre os professores e a turma, além de tirar dúvidas
Arquivos
todo o material das aulas, com máscaras de planejamento, atividades e rubricas de avaliação, entre outros, é disponibilizado em PDF para a utilização em sala de aula
Arquivos
todo o material das aulas, com máscaras de planejamento, atividades e rubricas de avaliação, entre outros, é disponibilizado em PDF para a utilização em sala de aula
Comunidade exclusiva
Estimulamos a criação de um grupo de WhatsApp da turma para troca de experiências com a abordagem em sala de aula.



Comunidade exclusiva
Estimulamos a criação de um grupo de WhatsApp da turma para troca de experiências com a abordagem em sala de aula.



Certificado
Ao completar o curso, o participante poderá fazer o download do seu certificado



Certificado
Ao completar o curso, o participante poderá fazer o download do seu certificado
A primeira edição do curso, em modalidade extensiva, está com as vagas esgotadas. Será realizada de fevereiro a junho de 2024, em 5 encontros mensais.

Novas turmas estão previstas para julho de 2024, agora na modalidade intensiva, com 5 encontros concentrados em 1 semana. 



A primeira edição do curso, em modalidade extensiva, está com as vagas esgotadas. Será realizada de fevereiro a junho de 2024, em 5 encontros mensais.

Novas turmas estão previstas para julho de 2024, agora na modalidade intensiva, com 5 encontros concentrados em 1 semana. 

Clique para fazer parte da lista de espera
Sou muito agradecida de ter conhecido o Mentalidades Matemáticas. De certa forma MM salvou a gente no momento da pandemia, porque ajudou muito a pensar, a estudar algo prático para o nosso desenvolvimento.


FERNANDA BEATRICE

COORDENADORA PEDAGÓGICA

SANTO ANDRÉ - SP

Sou muito agradecida de ter conhecido o Mentalidades Matemáticas. De certa forma MM salvou a gente no momento da pandemia, porque ajudou muito a pensar, a estudar algo prático para o nosso desenvolvimento.


FERNANDA BEATRICE,

COORDENADORA PEDAGÓGICA

SANTO ANDRÉ - SP

O Instituto Sidarta tem conduzido a adaptação dessas ideias (Mentalidades Matemáticas) à realidade brasileira ainda em pequena escala, mas com resultados muito encorajadores.


MARCELO VIANA

DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA (IMPA)

O Instituto Sidarta tem conduzido a adaptação dessas ideias (Mentalidades Matemáticas) à realidade brasileira ainda em pequena escala, mas com resultados muito encorajadores.


MARCELO VIANA,

DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA (IMPA)

Vocês mudaram a história da educação municipal de Cotia!


ADALBERTO BASTOS NETO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COTIA - SP

P A R A . S A B E R . M A I S
Veja mais sobre a abordagem MM
Veja mais sobre a abordagem MM
Assista à reportagem da TV Globo
Assista à reportagem da TV Globo
Conheça nossos livros!
Conheça nossos livros!

imersaomm@sidarta.org.br • (11) 4612-2711

imersaomm@sidarta.org.br • (11) 4612-2711

Solicite uma demonstração gratuita!