Um curso imersivo para pessoas que ensinam matemática ampliarem seu conhecimento sobre a abordagem Mentalidades Matemáticas

Um curso imersivo para pessoas que ensinam matemática ampliarem seu conhecimento sobre a abordagem Mentalidades Matemáticas
INSCREVA-SE JÁ

Quando você ouve a palavra matemática, o que vem à sua mente?


Por aqui, acreditamos que é a ciência que busca padrões, uma das formas que nós, seres humanos, encontramos para nos relacionar com o mundo à nossa volta. A neurociência, hoje, comprova que todo mundo é capaz de aprender matemática em altos níveis! Ou seja, é fundamental uma abordagem que desmistifique a ideia de que a matemática é para gênios.


A abordagem Mentalidades Matemáticas trabalha a disciplina em um ambiente colaborativo, com estratégias visuais e trazendo a matemática para o cotidiano dos alunos. Aplicado no Brasil desde 2016 pelo Instituto Sidarta em parceria com o Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford (EUA), o Mentalidades Matemáticas foi adaptado para a realidade brasileira e tem colecionado casos de sucesso em diversos municípios.

Quando você ouve a palavra matemática, o que vem à sua mente?


Por aqui, acreditamos que é a ciência que busca padrões, uma das formas que nós, seres humanos, encontramos para nos relacionar com o mundo à nossa volta. A neurociência, hoje, comprova que todo mundo é capaz de aprender matemática em altos níveis! Ou seja, é fundamental uma abordagem que desmistifique a ideia de que a matemática é para gênios.


A abordagem Mentalidades Matemáticas trabalha a disciplina em um ambiente colaborativo, com estratégias visuais e trazendo a matemática para o cotidiano dos alunos. Aplicado no Brasil desde 2016 pelo Instituto Sidarta em parceria com o Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford (EUA), o Mentalidades Matemáticas foi adaptado para a realidade brasileira e tem colecionado casos de sucesso em diversos municípios.

"Quando a gente pensou no curso, a gente sempre quis diversidade, para que as pessoas contribuam a partir dos lugares em que elas participam. Estiveram nas edições do iMMersão pessoas que produzem material didático, coordenadores, formadores de professores e docentes do Ensino Fundamental 1 e 2. Pudemos fazer um diálogo muito rico e trazer uma visão geral da aprendizagem."

"Quando a gente pensou no curso, a gente sempre quis diversidade, para que as pessoas contribuam a partir dos lugares em que elas participam. Estiveram nas edições do iMMersão pessoas que produzem material didático, coordenadores, formadores de professores e docentes do Ensino Fundamental 1 e 2. Pudemos fazer um diálogo muito rico e trazer uma visão geral da aprendizagem."

Marina França
Gerente de inovação do Programa Mentalidades Matemáticas e criadora do curso iMMersão

Em 10 dias de ensino com a abordagem Mentalidades Matemáticas, estudantes da rede municipal de Cotia (SP) avançaram 1,3 ano no aprendizado da disciplina.*



*segundo pesquisa da Universidade de Stanford

Em 10 dias de ensino com a abordagem Mentalidades Matemáticas, estudantes da rede municipal de Cotia (SP) avançaram 1,3 ano no aprendizado da disciplina.*



*segundo pesquisa da Universidade de Stanford

A imersão tem carga horária total de 40 horas, em 5 encontros presenciais, para promover novas estratégias para uma aprendizagem cada vez mais significativa em sala de aula. 

Os conteúdos são divididos nos seguintes módulos:



A imersão tem carga horária total de 40 horas, em 5 encontros presenciais, para promover novas estratégias para uma aprendizagem cada vez mais significativa em sala de aula. 

Os conteúdos são divididos nos seguintes módulos:



Neste módulo, discutiremos a natureza da matemática e como essa ciência é internamente conectada. Aqui teremos a oportunidade de vivenciar situações de aprendizagem que explicitem a natureza da Matemática, criando e discutindo estratégias que ressignifiquem essa disciplina, para si mesmas e para qualquer pessoa que esteja aprendendo.
Neste módulo, discutiremos a natureza da matemática e como essa ciência é internamente conectada. Aqui, cocriaremos estratégias para que as pessoas participantes ressignifiquem a matemática para si mesmas e para suas e seus estudantes, assim desenvolvendo uma prática docente na qual a natureza da matemática venha à tona, mostrando toda sua beleza.
Crenças negativas destroem a aprendizagem de qualquer pessoa, especialmente em Matemática. Nesse módulo vamos vivenciar situações que nos permitem contribuir para a mudança de mentalidade em nós e nos estudantes, fazendo da sala de aula um espaço no qual os desafios da Matemática fazem parte do processo de aprender. 
Crenças negativas destroem a aprendizagem de qualquer pessoa, especialmente em Matemática. Nesse módulo vamos vivenciar situações que nos permitem contribuir para a mudança de mentalidade em nós e nos estudantes, fazendo da sala de aula um espaço no qual os desafios da Matemática fazem parte do processo de aprender. 
Nesse módulo, exploramos o potencial dos erros como recurso essencial para a aprendizagem Matemática. Vamos aprender juntos a lançar mão dos erros como estratégia de aprendizagem potente e a desconstruir o medo que eles carregam em si. 
Nesse módulo, exploramos o potencial dos erros como recurso essencial para a aprendizagem Matemática. Vamos aprender juntos a lançar mão dos erros como estratégia de aprendizagem potente e a desconstruir o medo que eles carregam em si. 
.A Matemática não é uma ciência de conteúdos isolados. É a ciência das conexões porque tudo se conecta em Matemática. Nesse módulo vamos investigar as conexões e as muitas possibilidades de colaboração em uma comunidade de aprendizagem.
.A Matemática não é uma ciência de conteúdos isolados. É a ciência das conexões porque tudo se conecta em Matemática. Nesse módulo vamos investigar as conexões e as muitas possibilidades de colaboração em uma comunidade de aprendizagem.
Idealizado por Marina França, gerente de inovação educacional do Mentalidades Matemáticas, o curso conta com a participação do professor de Stanford, Jack Dieckmann, diretor de pesquisa do Youcubed.

Idealizado por Marina França, gerente de inovação educacional do Mentalidades Matemáticas, o curso conta com a participação do professor de Stanford, Jack Dieckmann, diretor de pesquisa do Youcubed.


FORMAÇÃO

Patrícia Barreto



Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (Universidade Estácio de Sá), licenciada em Matemática (Unijorge).

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL*

Jack Dieckmann


PhD em Educação Matemática pela Universidade de Stanford e professor adjunto do Programa de Formação de Professores de Stanford (STEP) há 18 anos.


*Jack fará uma sessão de perguntas e respostas durante o curso

JACK DIECKMANN



PhD em Educação Matemática pela Universidade de Stanford e professor adjunto do Programa de Formação de Professores de Stanford (STEP) há 18 anos.

Encontros presenciais
Vivência de práticas MM com interação entre os professores e a turma, além de tirar dúvidas
Encontros presenciais
Vivência de práticas MM com interação entre os professores e a turma, além de tirar dúvidas
Arquivos
todo o material das aulas, com máscaras de planejamento, atividades e rubricas de avaliação, entre outros, é disponibilizado em PDF para a utilização em sala de aula
Arquivos
todo o material das aulas, com máscaras de planejamento, atividades e rubricas de avaliação, entre outros, é disponibilizado em PDF para a utilização em sala de aula
Comunidade exclusiva
Estimulamos a criação de um grupo de WhatsApp da turma para troca de experiências com a abordagem em sala de aula.



Comunidade exclusiva
Estimulamos a criação de um grupo de WhatsApp da turma para troca de experiências com a abordagem em sala de aula.



Certificado
Ao completar o curso, o participante poderá fazer o download do seu certificado



Certificado
Ao completar o curso, o participante poderá fazer o download do seu certificado
Serão 5 encontros concentrados na semana
de 13 a 17 de janeiro de 2025, das 8h30 às 17h30



De 13 a 17 de janeiro de 2025,

com 5 encontros concentrados em 1 semana. 

R$ 1.200,00
Pagamentos à vista têm 10% de desconto


INSCREVA-SE JÁ!

Todas as bolsas reservadas a docentes da rede pública já foram preenchidas para essa edição.

Parabéns por acreditarem na necessidade de mudar o que significa ensinar e aprender matemática. Vocês estão fazendo a diferença na educação e na sociedade. Para mim foi um prazer experimentar e aprender com vocês.”


TALITA NEGREIROS ARANDA

participante da turma do

iMMersão – SESI

Sou muito agradecida de ter conhecido o Mentalidades Matemáticas. De certa forma MM salvou a gente no momento da pandemia, porque ajudou muito a pensar, a estudar algo prático para o nosso desenvolvimento.


FERNANDA BEATRICE,

COORDENADORA PEDAGÓGICA

SANTO ANDRÉ - SP

O encontro foi maravilhoso! As conexões e colaborações permitiram um crescimento tanto de aprendizagem quanto de fortalecimento do grupo, além da quebra de paradigmas que trazemos ao longo da vida!


LUCIANA MITICO GOYA

participante da turma da 2ª turma

do iMMersão – julho de 2024

O Instituto Sidarta tem conduzido a adaptação dessas ideias (Mentalidades Matemáticas) à realidade brasileira ainda em pequena escala, mas com resultados muito encorajadores.


MARCELO VIANA,

DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA (IMPA)

Adorei o encontro.
As atividades realizadas facilitarão muito meu trabalho!


DÉBORA FERREIRA RICARDO
participante da 1ª turma
do iMMersão – janeiro de 2024

P A R A . S A B E R . M A I S
Veja mais sobre a abordagem MM
Veja mais sobre a abordagem MM
Assista à reportagem da TV Globo
Assista à reportagem da TV Globo
Conheça nossos livros!
Conheça nossos livros!

imersaomm@sidarta.org.br • (11) 4612-2711

imersaomm@sidarta.org.br • (11) 4612-2711

Solicite uma demonstração gratuita!