Quando você ouve a palavra matemática, o que vem à sua mente?
Por aqui, acreditamos que é a ciência que busca padrões, uma das formas que nós, seres humanos, encontramos para nos relacionar com o mundo à nossa volta. A neurociência, hoje, comprova que todo mundo é capaz de aprender matemática em altos níveis! Ou seja, é fundamental uma abordagem que desmistifique a ideia de que a matemática é para gênios.
A abordagem Mentalidades Matemáticas trabalha a disciplina em um ambiente colaborativo, com estratégias visuais e trazendo a matemática para o cotidiano dos alunos. Aplicado no Brasil desde 2016 pelo Instituto Sidarta em parceria com o Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford (EUA), o Mentalidades Matemáticas foi adaptado para a realidade brasileira e tem colecionado casos de sucesso em diversos municípios.
Quando você ouve a palavra matemática, o que vem à sua mente?
Por aqui, acreditamos que é a ciência que busca padrões, uma das formas que nós, seres humanos, encontramos para nos relacionar com o mundo à nossa volta. A neurociência, hoje, comprova que todo mundo é capaz de aprender matemática em altos níveis! Ou seja, é fundamental uma abordagem que desmistifique a ideia de que a matemática é para gênios.
A abordagem Mentalidades Matemáticas trabalha a disciplina em um ambiente colaborativo, com estratégias visuais e trazendo a matemática para o cotidiano dos alunos. Aplicado no Brasil desde 2016 pelo Instituto Sidarta em parceria com o Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford (EUA), o Mentalidades Matemáticas foi adaptado para a realidade brasileira e tem colecionado casos de sucesso em diversos municípios.
"Quando a gente pensou no curso, a gente sempre quis diversidade, para que as pessoas contribuam a partir dos lugares em que elas participam. Estiveram nas edições do iMMersão pessoas que produzem material didático, coordenadores, formadores de professores e docentes do Ensino Fundamental 1 e 2. Pudemos fazer um diálogo muito rico e trazer uma visão geral da aprendizagem."
"Quando a gente pensou no curso, a gente sempre quis diversidade, para que as pessoas contribuam a partir dos lugares em que elas participam. Estiveram nas edições do iMMersão pessoas que produzem material didático, coordenadores, formadores de professores e docentes do Ensino Fundamental 1 e 2. Pudemos fazer um diálogo muito rico e trazer uma visão geral da aprendizagem."
Em 10 dias de ensino com a abordagem Mentalidades Matemáticas, estudantes da rede municipal de Cotia (SP) avançaram 1,3 ano no aprendizado da disciplina.*
Em 10 dias de ensino com a abordagem Mentalidades Matemáticas, estudantes da rede municipal de Cotia (SP) avançaram 1,3 ano no aprendizado da disciplina.*
Os conteúdos são divididos nos seguintes módulos:
Os conteúdos são divididos nos seguintes módulos:
FORMAÇÃO
Patrícia Barreto
Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (Universidade Estácio de Sá), licenciada em Matemática (Unijorge).
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL*
Jack Dieckmann
PhD em Educação Matemática pela Universidade de Stanford e professor adjunto do Programa de Formação de Professores de Stanford (STEP) há 18 anos.
*Jack fará uma sessão de perguntas e respostas durante o curso
JACK DIECKMANN
PhD em Educação Matemática pela Universidade de Stanford e professor adjunto do Programa de Formação de Professores de Stanford (STEP) há 18 anos.
De 13 a 17 de janeiro de 2025,
com 5 encontros concentrados em 1 semana.
Todas as bolsas reservadas a docentes da rede pública já foram preenchidas para essa edição.
TALITA NEGREIROS ARANDA
participante da turma do
iMMersão – SESI
FERNANDA BEATRICE,
COORDENADORA PEDAGÓGICA
SANTO ANDRÉ - SP
LUCIANA MITICO GOYA
participante da turma da 2ª turma
do iMMersão – julho de 2024
MARCELO VIANA,
DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA (IMPA)